Setembro Lilás!!

Para promover os cuidados com a saúde mental e conscientizar sobre a Doença de Alzheimer foi criado o Setembro Lilás. 

Longe de ser somente um problema de memória que acomete os idosos, a Doença de Alzheimer é uma patologia do cérebro incurável e degenerativa que compromete de forma lenta e progressiva as funções cerebrais como linguagem, memória, cálculo e comportamento. Com o tempo a pessoa com a Doença de Alzheimer tem sua independência reduzida, precisando de auxílio e cuidados intensivos para executar as atividades de vida diária. Estima-se que, no Brasil, de 4 a 5 milhões de pessoas desenvolverão a doença até 2050.

O diagnóstico precoce é uma das formas mais eficazes de garantir uma melhor qualidade de vida à pessoa e à sua família. O tratamento medicamentoso  iniciado nas fases mais precoces está associado a uma desaceleração da doença e preservar mais tempo as funções intelectuais. Além disso, a busca por profissionais especializados que trabalhem de maneira preventiva para que a pessoa com Doença de Alzheimer possa se manter ativo por um maior período de tempo possível. 

Atividades físicas, alimentação balanceada, atividades intelectuais, preservar relações com familiares e amigos, cuidar da sua saúde mental são maneiras de prevenir a doença. 

Cuidando da saúde desde mais novo garante um envelhecimento mais saudável e ativo para você!!!